A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou o estudo “Alimentos e Bebidas da Amazônia Legal: Oportunidades e Apelos Globais”.
O material explora os diferenciais competitivos de 11 grupos de produtos da região, como qualidade, benefício à saúde e sustentabilidade, o que os tornam altamente atrativos para o mercado internacional. Produtos como açaí, guaraná, castanha-do-pará, mandioca e peixes estão entre os principais itens contemplados.
O estudo é pioneiro entre as publicações da Inteligência de Mercado da ApexBrasil, pois, além de basear-se em informações de mercado, possui recorte regional, aborda aspectos ESG (questões ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês) e possui a contribuição de 15 empresas da região, que compartilharam com a ApexBrasil suas percepções das oportunidades e dos desafios nos mercados de atuação.
A publicação aborda a importância crescente de aspectos de saudabilidade e sustentabilidade para o consumidor de alto poder aquisitivo e o potencial brasileiro para atender esses mercados.
Além de apresentar o panorama das exportações brasileiras e os principais mercados para alguns alimentos e bebidas da Amazônia Legal, o material destaca os apelos globais mais utilizados em cada segmento, as Indicações Geográficas da região e as certificações privadas mais comuns. O objetivo é oferecer ao exportador uma visão sobre mercados e estratégias para agregação de valor ao seu produto.
Os apelos globais têm recebido crescente atenção dos consumidores, sobretudo em mercados de maior poder aquisitivo, e representam um diferencial competitivo que pode ser explorado por produtores amazônicos. Dessa maneira, o estudo foca, principalmente, nos potenciais para alimentos e bebidas de setores selecionados, além de informações sobre como aplicá-los aos produtos e sobre como as principais ferramentas de agregação de valor podem ser úteis para todos os exportadores.