Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso inicia exportação de milho não transgênico

Imagem: reprodução/Porto

Mato Grosso deu início às exportações de milho não transgênico com destino à Europa. O embarque inaugural, de 25 mil toneladas, foi realizado pelo Porto do Açu, no norte do Rio de Janeiro. O produto exige manejo diferenciado, já que não pode ser misturado a grãos transgênicos durante o armazenamento e transporte, condição essencial para atender à demanda do mercado europeu por rastreabilidade e certificação.

Para atender a esse tipo de operação, o Terminal Multicargas (T-Mult) do Açu dispõe de infraestrutura que permite separar as cargas. Atualmente, o porto conta com quatro armazéns dedicados, dois deles em área alfandegada e outros dois na retroárea, somando capacidade estática de 120 mil toneladas. A estrutura garante condições de estocagem adequadas e flexibilidade para diferentes perfis de carga.

A operação marca mais um passo na estratégia do Açu de se consolidar como corredor logístico do agronegócio brasileiro. O porto já movimentava fertilizantes e outros insumos desde 2020 e agora avança para se tornar também rota de escoamento de grãos produzidos em regiões estratégicas do país, com projetos futuros que incluem a instalação de um terminal de grãos, unidade esmagadora e, no longo prazo, integração ferroviária para ampliar competitividade.

Leia Também:  Café e algodão bateram recordes históricos em janeiro

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia