O ex-governador, ex-senador e ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi foi homenageado na noite desta quinta-feira (27.04), em São Paulo, como “Ferroviário do Ano 2022”, prêmio da Revista Ferroviária, representando a força do agronegócio e sua importância para as ferrovias e para a economia brasileira. Maggi foi como homenageada como empresário, produtor e presidente do Conselho da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
“Alguns momentos na vida nos fazem creditar que vale a pena continuar trabalhando muito por um Brasil mais próspero e que tenha uma economia ainda mais eficiente. Sinto-me honrado com essa escolha e precisamos muito das ferrovias para equilibrar os custos de escoamento da produção”, disse o ex-ministro, ao receber o prêmio das mãos do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
“Se as ferrovias tivessem mais capacidade de carga, com certeza estaríamos transportando muito mais. Hoje ainda faltam vagões para escoar a produção agrícola brasileira e acabar com o mito de que o trem concorre com o caminhão. O trem não chega na fazenda e o caminhão é um complemento importante na cadeia de transporte”, completou.
CRESCIMENTO – No ano passado, as ferrovias brasileiras transportaram 64,5 milhões de toneladas de grãos, apesar dos efeitos climáticos que levaram a uma retração no setor agrícola em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). Nos últimos 5 anos anteriores, houve um incremente de 100% na carga agrícola nas ferrovias.
Em 2017, depois de vários anos transportando em torno de 30 milhões de toneladas, o escoamento de grãos pelas ferrovias brasileiras deu um salto para 47 milhões de toneladas e, apesar de um ligeiro declínio em 2021, chegou ao recorde de transporte em 2022.
A estimativa de produção da safra 2023 é de 312,2 milhões de toneladas, um incremento de 15% (40,8 milhões de toneladas) em relação a safra 2022. No ano passado, as exportações do agronegócio somaram US$ 159,09 bilhões, com alta de 32% em relação ao ano anterior. Menos da metade desse total chegaram aos portos através das ferrovias, o que mostra o quanto o setor ainda pode crescer nesse segmento.
Além do vice-presidente Geraldo Alkmin, participaram da homenagem a Blairo Maggi, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Mauro Carvalho, a senadora Margareth Buzzetti, entre outras lideranças e autoridades nacionais.
O Prêmio da Revista Ferroviária reúne tradicionalmente o mercado há mais de 30 anos. O evento se tornou o mais importante reconhecimento às empresas, profissionais e autoridades governamentais do setor ferroviário. A Revista Ferroviária (RF), que é a principal voz do setor metroferroviário desde 1940, em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).