O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou de reunião de trabalho com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido, Thérèse Coffey, em Londres, para discutir a possibilidade de abertura de novos mercados para os produtos brasileiros, em especial as proteínas animais.
O Brasil é um importante produtor de commodities agrícolas, como soja, café, carne bovina e de aves, além de possuir uma variedade de produtos manufaturados que podem ser comercializados no mercado internacional.
As discussões entre o governo brasileiro e o governo britânico, além de outros países, visa identificar oportunidades de comércio e investimentos para esses produtos. Desde o início deste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já anunciou a abertura de 14 novos mercados.
“Estamos vivendo um grande momento para o agronegócio e trabalhando para aproveitar as oportunidades que o humor do mundo em relação ao governo do presidente Lula está nos oferecendo. O resultado disso se reflete, não apenas na nossa balança comercial, mas na geração de empregos nos municípios em todo o ciclo do agro”, explicou o ministro Carlos Fávaro.
O Reino Unido importa quase 50% dos alimentos e bebidas que consome e o Brasil tem claro potencial para aumentar sua participação como exportador de produtos agropecuários ao mercado britânico. Isso pode incluir a redução de barreiras tarifárias e não tarifárias, a promoção de investimentos em infraestrutura e logística, além de campanhas de marketing para promover produtos brasileiros no Reino Unido que podem trazer benefícios econômicos para ambos os países. No ano passado, por exemplo, as exportações do Agronegócio brasileiro para o Reino Unido cresceram 37,9% em valor.